Problemas domésticos e nerdices

2 de novembro de 2007

Starfleet Command is calling ou Sociologia de Almanaque Por Trás dos Uniformes Femininos de Star Trek

Quero muito um uniforme do Star Trek, para as festas à fantasia. Tava vendo no site da USS (http://www.ussbrazil.com) que eles têm uniformes da série original, de Nova Geração e de Voyager.

Cadê uniforme de Enterprise?? Aquele macacão é bacanérrimo.

E você vê a diferença na figura da mulher ao longo das décadas. No original, de 66, a Uhura usava um vestidinho mini rodadinho. Uma roupa totalmente adequada à missão da Enterprise, claro. Você espera que cientistas uniformizados e militarizados usem roupas condizentes. Pelo menos uma saia-lápis até o joelho, vá lá.

Mas se você pensar que o capitão Kirk estava sempre correndo atrás de alguma alienígena humanóide, então você se lembra que os anos 60 foram uma loucura e c'est la vie.



Daí você vê os uniformes de Nova Geração, end of the 80s, comecinho dos 90s. Na indecisão comum da virada de século, algumas mulheres usavam mega decotes e outras um uniforminho básico. Claro que as de decote eram sempre as novinhas.

Já em Deep Space Nine e Voyager a coisa era um pouco diferente: DS9 regularizou a situação, colocando todos com o mesmo tipo de uniforme, mesmo tipo de gola, nada de sainhas, nada de frangagem. E em Voyager, a presença de uma capitã, primeira vez na televisão brasileira, não permitia você sair mostrando as mulheres seminuas. Mas, claro, você pode pegar uma ex-borg e colocar numa roupa prateada colante, porque afinal ela era borg até a semana passada. Esse conceito de sexualidade pra ela é novidade.

E, por fim, você tem Enterprise, nos anos 2000, quando sexo é tudo e sede é nada. Parece que realmente a gente vive num momento de cabeça-oquice incrível. A única neura que existe é a de não tomar um processo. E nesse você tem os dois lados da moeda: a Hoshi usa o uniforme da galera, é boazinha, se apaixona pelo Phlox, e tem bom coração, e a T'Pol é tão lógica que irrita, vulcanicamente imersa no trabalho dela e na supressão dos sentimentos, mas usa um uniforme tão colado que poderia ser pintado no corpo dela e teria o mesmo efeito, e decotes que tem a mesma profundidade do espaço sideral. Mas tudo bem, eu também queria um uniforme da T'Pol da quarta temporada. Ego é tudo.

Nenhum comentário: