Problemas domésticos e nerdices

20 de agosto de 2008

Tempo de vida útil de uma calcinha

Qual seria o tempo de vida útil de uma calcinha? Será que ter uma calcinha por mais de seis meses é um absurdo?

Como qualquer peça de roupa, a calcinha tem vida útil curta. Poucas roupas duram mais do que algumas estações no armário. Se não for pela qualidade, vai ser pela tendência. Já as calcinhas, exceto por alterações corpóreas (tatuagens e afins não, digo engordar ou emagrecer mesmo), poderiam ser sempre as mesmas, já que elas têm essa finalidade de simplesmente proteger nossas partes mais delicadas do atrito com as costuras das roupas e afins.

Então, como saber se já é hora de aposentar uma calcinha, se ela não simplesmente abrir um quarto buraco ou for esgarçada pela força netuniana da máquina de lavar roupas?

Primeiro, considerem-se os fatores de desgaste.

- Lavagem constante: uma calcinha vai ser lavada pelo menos duas vezes mais que qualquer outra peça de roupa, excetuando apenas as meias, que vão na mesma média.

- Atrito excessivo: você anda, sua calcinha atrita com seu jeans (que é feito de material muuuito mais resistente), o tecido vai perdendo a qualidade.

- Maus tratos: calcinhas não foram feitas para serem bem-tratadas. Elas são jogadas de qualquer modo no cesto de roupa suja e arrancadas a dentadas por terceiros bem-intencionados.


Consideremos uma média de uma lavagem por semana, o que significa que a peça é usada toda semana. Em média, uma roupa é usada a cada duas semanas, exceto pelas peças mais queridas, que são usadas todas as semanas e, claro, acabam se desgastando mais rápido.

Para um jeans, uma lavagem por semana é um bom número, já que é um tecido pesado, resistente, que aceita bem o desgaste causado pela máquina ou pela lavagem manual. Não se lava uma blusa de seda uma vez por semana. E não se lava uma blusa de seda na máquina, definitivamente.

Mas, para uma calcinha, geralmente feita de algodão (as de lycra têm vida útil melhor, mas são tão feias...) ou de microfibra, esse tipo de desgaste leva a um envelhecimento prematuro da peça, levando à nossa pergunta: como calcular a vida útil de uma calcinha?

Não percam a emocionante conclusão dessa linha de pensamento.

Nenhum comentário: